12/05/2016

Mega Guia: A indústria de Animes: Como funciona, o necessário para um anime ganhar continuação, nossas influências, Estúdios de Animação e Empresas Externas + Sites legais e ilegais de streaming de Animes

Yooo minna-san. Bom, to cheio de atrasos (Ta bom... viciei em The Flash. Expliquei... kkk) mas logo vou maratonar TUDO. Mas só por isso devo parar de posta).? Não... seria um desrespeito aos leitores. Então ta ae... Um Mega Guia pra vocês. Aqui vou estar citando... Sites legais e ilegais de streaming de anime, também vou complementar um pouco sobre o porque do mercado de animes aqui do Brasil ser tão "pobre", coisas do tipo... empresas externas e estúdios de animação e também vou estar falando ae como influenciamos no mundo otaku, como contribuir, e vou estar complementando ae com "Como os Animes ganham Continuação" e coisas do tipo... Enfim... tudo do título do post. Sem mais, vamo 

Bom pessoal, alguns brasileiros ae (hehe) estão sem saber o que fazer após a queda do AniTube. É, pra quem não sabe o AniTube foi comprado por investidores japoneses, e agora está fora do ar aqui no Brasil (desde 07/05/2016). Bom... nunca usei o AniTube, hehe, mas sei que muitos usavam. Vamo lá né... Já vou juntar as informações.
Mas antes gostaria de dizer que tomei inspiração pra fazer esse bost com um vídeo do Fred do canal Anime Whatever, no YouTube. Recomendo o canal do cara, é muito FODA e vocês podem acessar Clicando AQUI.

- Nossa! Esse Anime é muita foda! E tá bombando!! Vai ganhar segunda temporada com certeza!

Meus caros... Não é bem assim. Avá. Os Japas não tão nem aí pra o que os Otakus BR pensam de um determinado anime. Mas por que? Porque eles não lucram (quase) Nada aqui. Pra um anime ganhar continuação (segunda temporada, terceira, etc) TEM que dar lucro para os produtores. Como dá esse lucro? Venda do material original, venda de BD (Blu-ray Disc) e DVD, venda de Action Figures, Eventos, etc.
Bom galera... Esse post vai ser extenso, mas bem explicativo. Se preparem... hehe.
Pra que existem animes? Já se perguntaram?! Não?! Bom, meus caros, os Animes antigamente adaptavam um mangá por completo, para dar audiência. Os famosos animes "grandes". Por que os Animes diminuiram? Hehe... Num certo momento do tempo os japoneses descobriram que as animações deles podiam faturar muito. Mas nem tanto na TV. O mercado de mangás aumentou MUITO nos últimos anos. O motivo são os animes. A maioria dos animes atualmente não recebem continuação. Apenas uma adaptação de 1 ou 2 Cours. Depois do fim, bate aquele velho desespero. E a maioria corre pro mangá ou Light Novel. É meus caros, os Animes só existem atualmente pra DIVULGAR mangás e Light Novels.
Os principais quesitos para um anime conseguir continuação são: Vendas do material original e vendas de BD e DVD. Normalmente, se um anime vende 3.000 cópias do BD por volume, dá pra pagar a produção. O necessário para ele ter ALTAS CHANCES de continuação é de cerca de 6.000 ou 7.000 vendas por volume. No entanto, existe uma empresa diva que eu amo (*~*), ela é a Kadokawa. Já ouviu falar né? Com certeza. A Kadokawa é uma poderosa produtora (se não a maior) de animes. Ela é dona de editoras de mangás e LNs (abreviação pra Light Novels). Para ela, só a LN ou o mangá vender bem já é MUITO lucro. Vou citar o anime Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku Wo! (Que recomendo Pakas, e você pode ver o Review do Anime Clicando AQUI). Enquanto ainda estava em exibição, na temporada de Inverno desse ano, a Light Novel de KonoSuba, que é da Kadokawa, passou a vender tanto que estava saindo em todos os Rankings de Vendas, em todas as semanas. Vendo o sucesso nas bancas, a Kadokawa já liberou material para o estúdio Deen, para a produção de uma Segunda Temporada de KonoSuba (que pode sair ainda esse ano ou ano que vem). O mesmo ocorreu com Shinmai Maou no Testament. Shinmai Maou vendeu razoavelmente o BD mas deu bons lucros a Kadokawa pela LN. E assim, ganhando uma continuação, que acabou não fazendo muito sucesso (pelo abuso do FanService. #SóAcho).

Outro fator, são os conhecidos Hit's. Um anime não ganha continuação só fazendo sucesso no Brasil. Ele precisa, acima de tudo, fazer sucesso no Japão. Exemplos de verdadeiros Hits: Osomatsu-san, One Punch Man, No Game No Life (e muuuuuuitos outros). Mesmo com tanto sucesso esses 3 não tiveram continuação confirmada. Como pode ser um Hit? Só porque é um Hit, ou porque vendeu bem, não significa que pode receber continuação. É necessária uma série de coisas antes, como liberação dos Direitos Autorais da Editora, e muitas outras coisas, principalmente envolvendo dinheiro. O que consegue escapar são os Animes de Audiência, o qual vou falar mais a frente. Mas também existem outras adversidades, meus caros. As principais adversidades dos animes são: Staff ocupada, Estúdio sobrecarregado, Verba insuficiente, falta de material. A falta de dinheiro inclusive, prejudica a animação também. SAO por exemplo, teve alguns erros de animação, por causa da falta de verba. Por outro lado, BokuMachi teve uma animação incrível. E ambos são do mesmo estúdio (A-1 Pictures). Claro, não estou dizendo que a animação de SAO foi ruim.

Antes de falar de nossas influências, como complementação a um trecho acima e introdução às influências... Animes de Audiência x Animes "normais".
Os Animes "normais" são o que falei, animes pequenos, que servem pra divulgar obras, seja mangá, LN, Visual Novel, Game ou qualquer coisa. Os Animes de Audiência, como o nome já diz, são os animes que possuem foco em ter audiência. Pra ter audiência tem que ser extenso. Estou falando de animes como Dragon Ball Super, Naruto, One Piece, Fairy Tail, Bleach, e etc. Esses animes algumas vezes não possuem animação de qualidade. Existem duas variantes pra isso: Estúdio Ruim ou com poucos Animadores contratados e Dinheiro. Os Animes "normais" são bancados por Empresas externas, ou algumas (raras) vezes, por uma pessoa, para lucrarem com produtos externos, como Action Figures, Games, etc. Os Animes de Audiência são bancados pelas Emissoras, para que elas ganhem audiência. A TV Tokyo é a emissora que mais transmite esses Animes de Audiência. Isso porque a maioria dos Animes de Temporada são transmitidos lá. Ela lucra transmitindo os animes de temporada, e usa o dinheiro para investir nos Animes de Audiência. 
Por exemplo, os Fillers de Naruto. A TV Tokyo só quer deixar o anime de sucesso mais extenso, para lucrar cada vez mais, coisa que seria difícil se não tivesse os fillers, pois o mangá já foi finalizado.

Porque Bleach não tem continuação marcada? Bom... Acho que pelos seguintes motivos:
1. Falta de Dinheiro para o investimento.
2. Falta de Horário vago na Emissora que vai bancar.
Há muita coisa por baixo dos panos. Não é só:
- Assisti o anime. Dei IBOPE. Quero Continuação.
Cara, se você viu por site ilegal, não adiantou nada (Não levem como ofensa).

Outro anime... Fairy Tail. Fairy Tail faz Muito sucesso. Mas já recebeu 2 Hiatos, o último recentemente. Então surgem três grandes dúvidas que irei responder.
1. Por que entrou em Hiato de novo?
R= Está perto de acompanhar o mangá.
2. Por que não fazem Fillers?
R= Mano, isso é algo que muitos ficam em dúvida. A A-1 Pictures (Fairy Tail, Nanatsu no Taizai, SAO, BokuMachi, etc) não gosta de fazer fillers. É isso aí. Quantos animes da A-1 vocês já viram com fillers? O número é muito pequeno. Em FT por exemplo, só existem uns 3 arcos filler.
3. Há previsão para retorno?
R= Não há informação oficial. Mas posso fazer algumas especulações. Posso ousar dizer que teremos de 2 a 3 anos de Hiato. E que após o segundo filme de Fairy Tail (que já foi confirmado, mas não tem data de estreia) será anunciada a continuação. O que eu tenho a dizer é: As Chances de Continuar são altas DE MAIS. E ouso dizer que é impossível não continuarem.

Pra fechar as dúvidas sobre alguns animes de audiência específicos... Osomatsu-san.
Osomatsu virou um Hit no Japão e fez sucesso no resto do mundo também. Ele já ganhou adaptação pra Novel, cerca de 10 Jogos, e muitas outras coisas. No Japão acontecem EVENTOS de Osomatsu-san, bancados pela TV Tokyo. O que era pra ser um anime em comemoração aos 80 anos do Autor original de Osomatsu, virou um Hit. Mas e a continuação?
A Equipe da TV Tokyo já disse em entrevista que "Dissemos que teria um 2° Cour, mas não dissemos que acabaria ali", apesar do episódio 25 realmente parecer o "Fim". Mas como é Osomatsu nunca se sabe, hehehe. Eu especulo que o anúncio virá em algum evento de Osomatsu-san ou após o fim da venda de BDs. Só pra constar. É raro o BD de um anime de audiência vender bem. Osomatsu teve mais de 100.000 vendas nos primeiros meses de venda do volume 1.

- Poxa Léo. Como eu poderia contribuir para meu anime preferido então?!
Você pode! Sabe os jogos originais que alguns compram? Tipo Naruto Storm e etc. Isso contribui. Comprar mangás também. Aqui nós temos tipo... a JBC e a Panini.
Antigamente, no Brasil, tínhamos muitos animes. Animes de audiência. Como DB, Naruto, Pokémon. E ainda temos, como Naruto, Bleach e YGO na Play TV. Hoje, os animes estão mais caros, e não dão muito lucro no Brasil. Por isso, perdemos muito. Mas calma. A Netflix agora está entrando no mercado de animes, e eu tenho altas expectativas nela. A Netflix dublou Nanatsu no Taizai e recentemente Ajin pra pt-br.
Quem assina Netflix pode desfrutar esses animes e estará contribuindo para a indústria japonesa, já que a Netflix está distribuindo esses animes legalmente.
Outro site legal é a Crunchyroll, nele dá pra assistir animes legendado 4 horas após a exibição no Japão. Isso se você assinar. Mesmo não assinando, dá pra ver alguns animes finalizados (se não me engano). Assistindo na Crunchyroll você também estará contribuindo.
E agora... ele que possuo grandes expectativas: Daisuki.net. A Daisuki fornece legalmente alguns animes de Temporada (não são muitos. Só os "principais") legendado em inglês, português e outra língua que esqueci qual. :v. E é tudo DE GRAÇA!! (Já falei isso?!) It's Free! Recomendo fortemente ver alguns animes na Daisuki ao invés de Fansubbers. Afinal, na Daisuki você estará contribuindo com o anime e aumentando as chances de continuação dele. P.S: na Daisuki você altera a legenda pra PT-BR no Player.

O mercado de animes Brasileiro é um lixo perto do Americano. Os EUA é a maior potência no mercado de animes, com exceção do Japão claro. E o forte concorrente dos EUA é a França. Galera, pra vocês terem ideia, existem inúmeras empresas Americanas que patrocinam animes e/ou ajudam a bancar.
Existem inúmeros sites legais de streaming de anime nos EUA, como a Crunchyroll, também hehe, e a Funimation. Em cada temporada de animes, até 4 animes recebem dublagem nos EUA. Recentemente, Dagashi Kashi foi dublado nos EUA, e já anunciaram a dublagem de Boku no Hero Academia.

Bom... eu sei. São poucos os que assinam a Crunchyroll. E aliás, a biblioteca da Netflix, Crunchyroll e Daisuki é pequena em relação aos animes. É aí que entra os streamings ilegais. Os Japoneses odeiam pirataria, hehe. Mas nós não temos escolha.
Então, pra alguns que não conhecem, ta ae uma pequena listagem de sites brasileiros ilegais. Testem um por um pra saber o que preferem. Os que mais utilizo são Super Animes, Anbient e Punch Subs
Super Animes
Anbient
Saikô Animes
Sakura Animes
Animes Online
AnimeQ
Dream Animes
Animes Telecine
Punch Subs

Tem muitos outros. Seria um post infinito. Listei os que lembrei. Todos são gratuitos. Recomendo fortemente o Punch Subs. Eles são os mais rápidos Subbers BR, apesar de às vezes haver reclamações sobre as traduções.
Eu não utilizo muito Streamings em inglês. Em inglês só leio alguns mangás e light novels. Mas recomendo a Daisuki e a Nyaa.se (acho que é assim). Tem a Funimation também mas não tenho certeza se é gratuito. Só sei que a Funimation é legal (nos dois sentidos, hehehe).

Calma ae. Não acabou. Mas já estamos terminando. Agora só vou falar sobre os estúdios de animação (recomendo MUUUITO ler), patrocínios e coisas do tipo.

Anime usa qualquer coisa como tema. E isso acaba gerando influência na vida real. Dagashi Kashi fez com que empresas de doces e guloseimas japoneses fizessem Doces de Dagashi Kashi (Dagashi Kashi é sobre doces, pra quem ta boiando).

O recente anime sobre motocicletas, Bakuon!! Estava fazendo referências a marcas e modelos reais de motos, como Honda, Kawasaki, YAMAHA, Suzuki e etc. Com isso, essas marcas lançaram Modelos Reais de motos baseadas nas do anime e já estão a venda no Japão.
O patrocínio de animes no Japão é incrível né? Hehe. Então já perceberam que Empresas Externas influenciam bastante né? E através dessas empresas externas você pode contribuir. Comprando tudo o que elas lançam relacionado a anime.

E sobre os estúdios. Gente. Uma animação não é fácil. Imaginem desenhar À MÃO quadro por quadro pra fazer um vídeo de 24 minutos toda semana durante 3 meses. Eu sei que é Gente pra caramba trabalhando, mas mesmo assim. E a situação piora quando é um anime de 2 Cours, 6 meses de trabalho. A produção de um anime envolve muito dinheiro. E se quiser qualidade vai precisar de ainda mais.
E quando se fala em uma adaptação pra anime, tem que se procurar o estúdio perfeito.
Lá vai uma listagem dos "Principais" estúdios e prós e contras de cada.

Madhouse: Ouso dizer que é o melhor estúdio da atualidade. A Madhouse não possui uma especialidade específica, ela é boa com todo tipo de anime. Até obras originais. Animações impecáveis, ótimos desenhos e character design, e uma habilidade extraordinária com ação e movimentos em geral, principalmente velozes.
Muita qualidade, mas preços altos. A Madhouse deve ser muito cara, já que só anima uns 3 animes por temporada.
Alguns Animes da Madhouse: One Punch Man, Hunter × Hunter, No Game No Life, Death Note

Kyoto Animation: Esse faz rixa com a Madhouse. Podemos dizer que está empatado com a Madhouse. A Kyoto faz animações magníficas em qualquer tipo de obra. É muito raro mesmo alguém reclamar da animação da Kyoto. Mas assim como a Madhouse ela deve ser cara. É meio difícil ver um anime de temporada pela Kyoto, é mais comum ver o BD por ela.
Alguns Animes da Kyoto Animation: Lucky Star, Musaigen no Phantom World

A-1 Pictures: Se a Madhouse ta com o Ouro podemos dizer que a A-1 ta com a Prata. Mas a lista não vai estar totalmente em ordem de melhor pra ruim. A A-1 Pictures tem um talento com uso de "Magia" em animes, principalmente em uso de elementos. As OPs da A-1 também são bem feitas, e ela consegue se adaptar ao estilo de cada anime facilmente. Não tem uma especialidade específica, pois é boa com tudo, mas assim como a Madhouse, é fera na ação.
A A-1 também é o estúdio mais contratado por temporada.
Alguns Animes da A-1 Pictures: Fairy Tail, Nanatsu no Taizai, Sword Art Online, Boku Dake ga Inai Machi, Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider

Bones: A Bones também é um bom estúdio. Pega muitos trabalhos totalmente diferentes, isso dificulta em saber sua especialidade. Mas a Bones tem um dom que poucos estúdios possuem: Ela consegue recriar muito bem os traços originais de uma obra. Traços simples e bem animados com inúmeros efeitos legais. Mas em algumas cenas a Bones acaba deixando na mão com traços simples demais e maior foco no cenário.
Alguns Animes da Bones: Noragami, Boku no Hero Academia, Concrete Revolutio: Choujin Gensou

Silver Link: A Silver Link é um dos estúdios que mais gosto. Ela tem fama por animações com bom uso de cores, animes Kawaii, com um charme na animação brilhante e animes românticos. O mal é que esse "Charme" da Silver não funciona com todos os animes. Mas existem obras que Recomendo PAKAS da Silver Link. As duas primeiras abaixo.
Alguns Animes da Silver Link: Rakudai Kishi no Cavalry, Ore ga Ojousama Gakkou ni Shomin Sample Toshite Gets Sareta Ken, Anne Happy

Studio Pierrot: O estúdio é "bom pra clássicos", e os traços são muito simples. Em alguns animes, chega a ser ruim, mas eles compensam com efeitos legais. Mesmo com traços simples, em determinadas cenas com muitos personagens e cenas em alta velocidade vemos inúmeros erros. Estúdio mediano.
Alguns Animes da Pierrot: Naruto, Bleach, Sousei no Onmyouji, Divine Gate

TOEI Animation: Outro "bom pra clássicos". O estúdio fazia ótimas animações com ação e alta velocidade. Agora que estão com duas obras de audiência a animação decaiu. Mesmo assim, eles conseguem boas animações e são especializados em Shounens.
Alguns Animes da TOEI Animation: Digimon (todos), Dragon Ball (todos), One Piece

Menções Honrosas:
J.C.Staff
Studio Deen
Feel (estúdio ótimo para Ecchis)

É isso galera. Obrigado MESMO por lerem até aqui. Se tiverem perguntas sobre QUALQUER COISA, deixem ae nos comentários que irei responder. Deixem seu +1 ae Pelo Google+ e Compartilhem ae please que ajuda muito e nos motiva a postar cada vez mais. Obrigado mesmo!! Divulguem ae, please. Valeu!! Vocês são Mitos!!
Fuizz...

Um comentário: